Cutícula solta é um incômodo! Por isso, sempre é bom ter em mãos um alicate para acabar com esse desconforto. Agora, quem nunca foi fazer as unhas e se deparou com o alicate sem corte?
É que eles são utensílios muito sensíveis e perdem o corte e a eficiência com facilidade. O que talvez, você não saiba é que não é preciso sair de casa para levar o alicate para amolar, você mesma pode resolver o problema.
Abaixo, listei algumas dicas que descobri bem eficientes.
Lixa de unha
Apoie a lixa de unha em um dos lados da lâmina. Em seguida, friccione a lixa no alicate repetidas vezes. Repita a operação na outra lâmina.
Também é possível afiar os dois lados de uma só vez, colocando a lixa no meio das duas lâminas. Você pode utilizar tanto uma lixa de unha descartável quanto uma de metal, o que garante uma maior durabilidade da lixa.
Papel alumínio
Corte um pedaço do papel alumínio, aproximadamente do tamanho de uma folha sulfite. Depois, faça uma coxinha com a mão e enrole o papel alumínio com a parte fosca virada para cima. Retire da mão e amasse, formando uma bolinha bem firme. Em seguida, corte a bolinha utilizando o alicate de forma leve e delicada. Repita o processo até a bolinha ficar bem pequena.
Para a técnica dar certo, é preciso cortar a bolinha de papel alumínio com muita delicadeza, caso contrário não irá afiar. Após realizar a técnica, lembre-se de lavar as mãos para retirar os resíduos de papel alumínio.
Lima
Abra o alicate e utilize a lima para afiar suavemente uma das lâminas. Em seguida, feche o alicate e afie sua parte exterior. Repita o processo do outro lado.
Dessa forma, você vai ter um alicate perfeito sem precisar comprar um novo.
Que bom que pude ajudar!