Se existe um objeto essencial em qualquer cozinha, esse objeto é a faca. Mas uma faca cega deixa todo cozinheiro desanimado, além de se tornar extremamente perigosa sem o fio de corte.
Para suas facas estarem sempre afiadas, é preciso criar o hábito da afiação. E acredite: afiar uma lâmina pode ser um ato simples, que qualquer pessoa pode fazer em casa.
Mas antes de te ensinar como afiar uma faca, é preciso que você entenda a diferença entre os termos “afiar” e “amolar”. Embora muitas pessoas utilizem essas palavras como sinônimos, existe uma pequena diferença entre eles.
Afiar uma faca consiste em remover metal da lâmina para obter novamente o fio de corte. Já amolar é colocar o fio cortante no lugar certo, apenas desentortando os possíveis “dentinhos” e ondulações que aparecem na lâmina.
Agora que você já sabe a diferença, confira abaixo algumas das maneiras mais conhecidas de se afiar esse instrumento.
Pedra
Primeiramente, é necessário molhar a pedra por uns cinco minutos. Uma sugestão é deixá-la em um recipiente com água. Depois, vale notar que a pedra tem dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente pode, geralmente, utilizar somente o lado mais fino da pedra (menos poroso). Deslize a faca por toda a pedra. Isso com ela em um ângulo de aproximadamente 30 graus.
Chaira
Segure a chaira com a ponta para cima. Em seguida, deslize a faca por todo o comprimento da chiara em um ângulo de cerca de 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando sempre cuidado para não se machucar. Repita o mesmo movimento e número de movimentos dos dois lados da faca.
Afiador/Amolador
Encaixe a faca no afiador. Na sequência, deslize para frente e para traz a faca e deixe que o equipamento cumpra o que promete.
Independentemente do método que utilizar, lembre-se de tomar cuidado, afinal, com faca não se brinca. E não esquece de guardá-las sempre em lugar seguro, bem longo das crianças.