Tem quem tire a tarefa de fazer compras no supermercado de letra, mas há quem ache essa missão um fardo! Como gosto de cozinhar, ir ao mercado não é difícil, mas também não extremamente simples.
Com o tempo, percebi que não dá para ir às compras da casa sem um breve planejamento. Pode parecer fácil comprar itens que estão faltando na geladeira e no armário, mas muitas vezes, sem levar uma lista acabamos comprando mais do que devemos, e até esquecendo algo que estava faltando.
Por isso, antes de sair, checo os armários de mantimentos, a geladeira, vejo na área de serviço o que falta para a limpeza, enfim, a tarefa de fazer compras já começa em casa mesmo.
A minha intenção em fazer esse tour pela casa é não voltar cheia de supérfluos. Por isso, elaboro uma lista depois de checar tudo que falta e a sigo com disciplina!
Esse tipo de planejamento evita desperdícios, como comprar produtos repetidos, por impulso ou em quantidade maior do que o necessário. Na hora da elaboração, aproveito para organizar na lista os itens em grupos que fiquem próximos nos corredores, por exemplo: produtos de limpeza e higiene pessoal, que geralmente estão em prateleiras próximas. Dessa forma nossa ida ao mercado fica mais objetiva, sem ter que ficar andando por todas as gôndolas.
Confesso que prefiro ir ao supermercado sozinha, acho mais ágil e consigo centrar minha atenção somente nas compras, mas quando tenho que levar o Max, aproveito para passar algumas coisas para ele, como ensinar que não se pode comprar tudo o que quer, pedir que me ajude a escolher as frutas e legumes, assim já falamos sobre valores nutritivos e como é importante comer esses alimentos, e também treinamos a matemática que ele aprende na escola, observando os valores dos produtos. Dessa forma o tempo no mercado é maior, mas acaba sendo bem produtivo também. Faça o teste!
Foto de Gustavo Fring no Pexels