O inverno está aí e os dias gelados pedem mais atenção com as crianças, as mais prejudicadas nesse período. Nessa época temos que ficar atentas às doenças que são transmitidas pelas vias respiratórias, processos alérgicos e infecções como pneumonia e gripe.
Depois de conversar com especialistas, aprendi que no frio é preciso ter um cuidado especial com as mãos das crianças, já que elas podem ser as responsáveis por transmitir boa parte das doenças. Os vírus e bactérias que ficam no nariz, na boca e na garganta passam para as mãos na hora em que os pequenos tossem, espirram ou assoam o nariz, e assim passam a carregar tudo isso nas mãos, podendo transmitir para outras pessoas o vírus.
Portanto, nessa época é importante lavar sempre as mãos das crianças com sabonete e usar álcool gel, evite ir a lugares com aglomeração, prefira passeios ao ar livre, e mantenha os ambientes de casa bem ventilados.
Outro ponto que devemos ficar atentas é na hidratação das crianças, tanto da pele, quanto do corpo. Para mantê-los com a pele sem ressecamento é bom evitar banhos com a água muito quente. Caso queira use algum produto hidratante na pele, peça orientação ao pediatra do seu filho. Já sobre a hidratação do corpo, nesse período o mecanismo de sede fica reduzido, por isso é bom sempre oferecer água ou suco natural para as crianças.
Mudanças simples na rotina, que vão lhe garantir tranqüilidade durante essa época do ano.