Você sabia que as cascas de frutas e vegetais que sobram do preparo das suas refeições podem ser transformadas em corantes naturais para tingir roupas e tecidos?
Ao longo dos séculos, tingir tecidos com ingredientes naturais foi perdendo espaço para as técnicas industriais. Mas esse hábito vem ressurgindo graças a crescente consciência ecológica, já que os corantes artificiais podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Então, se você – assim como eu – gosta de trabalhos manuais, permita-se aprender a criar cores personalizadas e ainda reaproveitar peças de roupas e restos de alimentos orgânicos.
Ah! É importante reiterar que o tecido deverá ser de fibras naturais como algodão, linho, voil e outros. Nos sintéticos, o tingimento natural não funciona.
Preparo do tecido
Antes de começar, você precisa calcular a quantidade de vegetais que irá usar. Em média são necessários 300 gramas de plantas para 300 gramas de tecido.
Em seguida, mergulhe a peça numa bacia com leite de soja e deixe por 24 horas. Depois, deixe a peça secar, lave com água corrente e refaça o processo.
Somente, depois desses dois dias é que a peça estará pronta para iniciar o tingimento.
Medidas
A receita que vou ensinar pode ser utilizada para tingimento com açafrão, repolho roxo, cascas de cebola roxa, cenoura, cravos, cascas de romã ou sacos de chá preto.
Para facilitar o seu trabalho confira as quantidades exatas desses vegetais na hora do tingimento:
Repolho roxo: 1 cabeça para um litro d’água.
Açafrão ou Cúrcuma: 5 colheres do pó para cada litro d’água. Dispensa preparo do tecido.
Cenouras: 10 para cada litro d’água, cortadas em pedaços e fervidas no líquido.
Cebola roxa: cascas de 10 cebolas para cada litro d’água.
Chá preto: 500 gramas para cada litro de água fervente com sal grosso.
Romãs: 5 cascas para um litro d’água.
Passo a passo
Ingredientes:
Tecido ou peça de roupa (já preparada)
Vegetal corante
1 litro de água
180 gramas de bicarbonato de sódio ou sal
Como Fazer:
Adicione o vegetal corante à água e ferva por 30 minutos. Em seguida, coe o líquido e mergulhe o tecido nele. Aguarde no mínimo 6 horas (o ideal é deixar de um dia para o outro). Mexa de vez em quando para que o corante seja distribuído de uma maneira mais uniforme.
Depois, retire a peça do líquido e esprema o excesso. Em seguida, coloque-a numa bacia com água e 180 gramas de sal ou bicarbonato de sódio. Aguarde 3 horas para que o tingimento fixe.