A cebola é um condimento indispensável na culinária. Mas você já experimentou preparar na versão caramelizada? O toque agridoce combina perfeitamente com hamburgueres, farofas, risotos, quiches, tortas, e muitos outros pratos.
A caramelizarão ocorre quando são liberados os líquidos contidos na cebola, processo que ocorre a partir do momento em que ela entra em contato com o calor. Dessa forma, os açúcares são transformados no caramelo.
O processo de preparação é bastante simples e a técnica é fácil, mas para que as cebolas fiquem uniformes, macias, adocicadas e com aquele tom amarronzado característico do caramelo, é preciso ter um pouquinho de paciência, já que leva em média 40 minutos para atingir o ponto ideal. Na receita de hoje, vou ensinar como caramelizar cebola usando o açúcar mascavo.
Ingredientes:
1 cebola média,
1 colher de sopa de manteiga,
1 colher de chá rasa de açúcar mascavo.
Modo de preparo:
Para começar, você deve descascar e cortar a cebola em forma de meia lua em uma espessura média/grande (cerca de 0,5 cm). Caso as fatias fiquem muito finas, elas tendem a encolher demais durante o cozimento.
Em seguida, coloque a manteiga em uma frigideira antiaderente e deixe no fogo médio/baixo até que ela derreta e esquente um pouco. Depois, adicione a cebola e deixe refogar, sem parar de mexer, por cerca de 12 minutos – até que ela comece a soltar uma aguinha (que contém açúcares), fique mole e transparente.
Quando a cebola começar a dourar em alguns pontos, adicione o açúcar mascavo, cobrindo todas as fatias. Em seguida, abaixe bem o fogo para evitar que o açúcar queime. Mexa por mais alguns minutos, até que o açúcar derreta e fique na consistência que você deseja. Está pronta sua cebola caramelizada!