O açúcar é um dos itens mais comuns na nossa alimentação e também um dos mais perigosos. Todo mundo deve saber que ele deve ser ingerido com moderação, já que o uso exagerado pode provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. O Brasil é hoje um dos países de maior consumo no mundo de açúcares, estando inclusive à frente dos Estados Unidos.
A boa notícia é que, hoje, há uma variedade de açúcares disponíveis no mercado como alternativa ao tradicional açúcar branco refinado. Vamos conhece-los!
Mascavo
Com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar. O que lhe confere características diferentes do refinado é o processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.
Orgânico
Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura. Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.
Demerara
Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingrediente passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantém os teores minerais da cana-de-açúcar.
Light
A versão mais indicada para as pessoas que estão querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais. Embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.
Açúcar de coco
O açúcar de coco é obtido a partir da seiva do coqueiro, não sendo extraído do fruto. É um alimento minimamente processado, não contendo conservantes e nem passando por processos de refinamento, como o açúcar comum.
Seu índice glicêmico é baixo. Além disso, contém minerais como ferro, zinco, potássio e magnésio, e vitaminas do complexo B.
Que tal começar a reduzir o consumo de açúcar e tornar sua vida mais doce? Pense nisso!