Tem notado um aspecto suado nas paredes e nas janelas da sua casa? A responsável é a umidade, que se dá em função das mudanças de temperatura. Além de deixar os ambientes com a sensação bem gelada, a umidade também pode causar estragos na casa e na sua saúde.
Ela acontece quando ocorre um aquecimento brusco da temperatura externa, o ar quente entra em contato com a superfície fria ocasionando condensação. E se umidade não tiver por onde sair, penetrará nas superfícies frias e criará manchas de umidade, principalmente atrás do guarda-roupa, nos cantos do banheiro e atrás dos armários da cozinha.
Como lidar com o problema
A umidade excessiva, em geral, causa uma série de complicações, desde problemas respiratórios, proliferação de micro-organismos, além de mau odor. Abaixo, listei algumas dicas que vão lhe ajudar a prevenir esse problema.
Sol
Deixe o sol entrar, especialmente pela manhã – o aquecimento permite que o ar expanda, em função do aumento de temperatura, diminuindo sua umidade relativa
Ventilação
Permita a ventilação cruzada: quando abrimos uma janela na sala e outra no quarto, por exemplo. Este fluxo de ar, chamado ventilação cruzada dilui e carrega a umidade do ambiente.
Não deixe a casa fechada
Não deixar a casa fechada por muito tempo. Arejar a casa promove periodicamente a renovação do ar. Mas fique atento, como o ar da rua, muitas vezes, também é úmido, o melhor horário para deixar o vento entrar é entre 10 e 15 horas.
Desumidificador
Esse aparelho diminui a umidade relativa do ar, ideal para ambientes com falta de ventilação. Ele controla a umidade do ambiente, evitando a formação de bolor, a propagação de bactérias, ferrugem, paredes úmidas entre outros desconfortos.
Plantas
Cultive planta. Elas ajudam a reter a umidade
Banheiro
Se o seu banheiro tem janela para o ambiente externo, procure sempre deixá-la aberta após o banho quente. Caso não houver, verifique se há possibilidade de instalação de um exaustor para o chaft. E evite também deixar toalhas molhadas dentro do banheiro.
Armários e gavetas
Faça uso de produtos específicos para reduzir a umidade. Os desumidificadores podem ser dispostos em gavetas e nos armários. Aposte também em modelos feitos para serem pendurados no cabide.
Caso as manchas de umidade comecem a aparecer nas paredes, o primeiro passo é retirar as partes mofadas. Para isso, use uma mistura de água potável com água sanitária. Só depois, quando o tempo estiver mais seco, considere uma nova pintura.