Antes de mais nada, o correto é armazenar a cebola fora da geladeira em um local seco e arejado, isso caso ela não tenha sido cortada.
Agora depois de cortada, a melhor forma de guardar é na geladeira. Embora exista uma discussão sobre não poder guardar a cebola cortada na geladeira, alegando que isso pode fazer mal à saúde, a maneira como você a armazena é o que faz toda a diferença para garantir a sua durabilidade.
Geladeira
Quando você usar a cebola e sobrar um pedaço, o vegetal deve ser armazenado na geladeira em um pote fechado para impedir que o odor se espalhe para outros alimentos e consumido em, no máximo, 2 dias. Depois desse período, ele começa a ficar com um cheiro ruim.
Outra sugestão bacana é reaproveitar potes de vidro de palmito, azeitona, requeijão e outros alimentos para guardar a cebola cortada na geladeira.
Agora, caso queira que ela dure mais, triture ou pique a cebola e misture com azeite e um pouco de sal. Só isso já é capaz de fazer com que ela dure de 4 a 5 dias.
Congelador
Você também pode armazenar a cebola no congelador: basta picá-la ou cortá-la em rodelas antes de levar ao freezer e guardar o vegetal bem sequinho. A dica, nesse caso, é fazer o corte e secá-la com duas folhas de papel toalha para garantir que ela não esteja úmida.
Guarde em potes herméticos ou sacos de zíper e deixe a cebola armazenada por no máximo 3 meses. Mas não se esqueça de fazer porções individuais, já que depois de descongelada a cebola não pode ser congelada novamente.
Ah! E antes de usar a cebola no preparo das receitas, como para temperar o feijão, tire-a do freezer com 1 dia de antecedência e coloque diretamente na geladeira para descongelar.
E claro fique sempre ficar de olho no seu aspecto. E não hesite em descartá-la logo que perceber qualquer sinal de decomposição. Bem como mudança na cor, na textura e no aroma.