O missoshiru (misso é “soja fermentada” e shiru é “caldo”) é a tradicional sopa japonesa, servida em todas as refeições no Japão. O principal ingrediente desse prato é o missô, uma pasta de soja fermentada.
No século XV, durante cem anos o Japão viveu uma época marcada por guerras, e os soldados que partiam para as batalhas levavam consigo o arroz, que era fonte de caloria (energia), e o missô, que é fonte de proteínas.
Atualmente, pesquisas científicas comprovam os efeitos positivos encontrados nas pessoas que consomem diariamente uma porção de missô (como missoshiru, por exemplo). Esses efeitos são: prevenção do câncer do estômago e de doenças gástricas, prevenção do envelhecimento, aceleração do metabolismo, eliminação das toxinas encontradas no corpo e proteção contra os males do cigarro.
Em seu preparo, deve-se ter cuidado com a fervura. O missô deve ser acrescentado ao caldo quando começar a levantar fervura, diluindo-o aos poucos e abaixando-se o fogo. Quando começar a levantar fervura, deve-se desligar o fogo, pois o missô perde o melhor do seu aroma numa temperatura superior a 90 graus.
Abaixo, segue a receita!
Ingredientes:
2 litros de água
1 xícara (chá) de shiro missô
1 envelope de caldo de peixe
500 g de tofu picado em cubinhos
1 xícara (chá) de cebolinha picada
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque a água e deixe ferver. Adicione o missô, dissolva-o e acrescente o caldo de peixe, desligando o fogo.
Em seguida, disponha o tofu e a cebolinha em tigelas pequenas e despeje o caldo quente por cima, servindo imediatamente.