Alguns dos melhores vinhos podem ser guardados por anos e até mesmo décadas, mas basta abrir a garrafa que, em pouco tempo, é iniciado o seu caminho em direção à morte.
É que o oxigênio que, em pequena quantidade, ultrapassa os poros das rolhas e contribui na lenta evolução dos vinhos de guarda, é o mesmo que, em grande quantidade, acaba rapidamente com o vinho. Por isso, no post de hoje, vou lhe ensinar o que fazer quando não conseguir finalizar o conteúdo de uma garrafa que abriu.
Vede com a própria rolha
Outra dica é colocar sempre deixar o gargalo da garrafa vedado com a própria rolha. Faça isso se você for beber o vinho no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte. Se ele ficar guardado por mais tempo, o ideal é usar um acessório específico para reduzir a quantidade de oxigênio dentro da garrafa após aberta.
Use garrafas pequenas
Uma alternativa é transferir o conteúdo da garrafa de 750mL para outra menor, como de 375mL ou até 175mL. Como o recipiente é menor, o vinho transferido terá menos contato com o oxigênio após o fechamento da garrafa com uma tampa de rosca.
Bombas de vácuo
Essas bombas são ótimas alternativas para minimizar o contato do ar com a sua bebida. Basta colocar a rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e jogar o ar para fora.
Cuidados básicos
Outras boas dicas para aumentar a validade dos seus vinhos abertos podem e devem ser praticadas no dia a dia como: deixe sempre seus vinhos abertos na vertical, para minimizar o contato de toda a superfície da bebida com o oxigênio e não deixe seu vinho sofrer mudanças de temperatura.