Sede, respiração ofegante e língua para fora. Olhando para esses três sintomas, é fácil imaginar que o seu cachorro sente calor. Mas com algumas ações bem simples, você e o seu cachorro podem aproveitar os dias quentes sem sofrimentos.
Passeios
O asfalto quente pode queimar as patinhas, causando ferimentos e muita dor! O ideal é esperar o sol baixar e o chão ficar mais fresquinho para passear com seu animal. E preferir, coloque sapatinhos para proteger as patas.
Hidratação
Se tem algo que não pode faltar no verão é a água mineral! Mantenha sempre o pote do seu animal com água fresca.
E ao sair para passear tenha sempre em mãos uma garrafinha de água. E se só a água não for suficiente, vale a pena dar uma incrementada na dieta com outros tipos de bebidas, como um suco de frutas não adoçado ou uma água de coco.
Use toalhas molhadas
Borrife água ou faça uso de panos umedecidos para refrescar o seu pet nos momentos mais quentes do dia. Se o seu cachorro estiver dando sinais de superaquecimento e desidratação, este o momento do paninho. Averigue se ele está ofegante demais, arquejando ou salivando em excesso e passe a toalha ao redor do pescoço, entre os membros traseiros (virilha) e “axilas”.
Tosagem
Aparar os pelos do animal também é importante durante a época das altas temperaturas. O ideal é manter a sua pelagem limpa e escovada – para que haja um certo espaço para ventilação – e nunca (em hipótese alguma) totalmente raspada ou rente à pele. A pelagem do pet o mantém protegido contra os raios solares e possíveis queimaduras de pele.
E se for possível, que tal utilizar uma piscina inflável no dia de banho do seu pet. Você também pode encher uma bacia bem grande de água e disponibilizá-la para seu cãozinho brincar. Depois, é só partir para o banho!