Quem não tem uma mochila para chamar de sua?! Seja de escola, academia, viagem ou trabalho, ela é item obrigatório no armário de qualquer pessoa.
E claro, assim como qualquer peça, ela também fica SUJA. As mochilas de qualidade são desenvolvidas para resistirem ao desgaste natural uso e não são muito difíceis de serem limpas. A maioria das mochilas pode ser lavada na máquina de lavar com sabão comum, mas alguns materiais precisam ser lavados à mão.
Dicas
Antes de tudo, o ideal é que você confira a etiqueta para se certificar de que a mochila pode realmente ser molhada – alguns materiais, como couro e camurça, por exemplo, devem ser limpos com panos levemente umedecidos e produtos específicos.
Comece esvaziando e sacudindo a mochila para tirar possíveis pedaços de papeis, farelos e outras pequenas sujeiras que ficam grudadas no fundo.
Para remover melhor as sujeiras que ficam grudadas, uma ótima alternativa é usar o aspirador de pó. Passe tanto na parte de dentro quanto na parte de fora!
Mochilas de pano
O ideal é deixar a mochila de molho em um balde com água e um pouco de sabão neutro. Espere 15 minutos para que a sujeira solte bem.
Em seguida, use uma escova para esfregar suavemente o tecido interno e externo. Depois enxague bem para tirar o excesso de água. Depois coloque para secar em um local bem arejado mas longe do sol, para que o tecido não desbote.
Mochilas de tecidos sintéticos, como o nylon
Por ter um material mais frágil à lavagem, a mochila de poliéster (muito usada para academia) deve ser limpa com certos cuidados. A melhor dica é preparar uma mistura de água, detergente neutro e vinagre branco e usar uma esponja para esfregar – apenas tome cuidado para não encharcar o material.
Para finalizar, basta deixar a mochila secando em um local devidamente arejado e de preferência na sombra para que o material não desbote a longo prazo.