Não tem nada pior do que fazer um bolo fofinho e perfeito e ter que servi-lo no tabuleiro porque não sabe desenformar. Ou pior, quebrar ele ou ficar preso na forma na hora de desenformar. Eu já passei muito por essa situação.
A verdade é que desenformar bolo requer técnica como qualquer outra coisa na cozinha. Hoje você vai aprender de uma vez por todas a desenformar bolo sem errar.
Escolha uma forma em bom estado
Essa, sem dúvida, é a primeira dica, pois uma forma enferrujada ou danificada impossibilita que você desenforme o seu bolo em perfeito estado. Portanto, é essencial que a forma esteja com a superfície lisinha para que a massa saia inteira quando estiver pronta.
Unte a forma corretamente
A segunda preocupação é com a maneira que você está untando a sua forma de bolo. Tanto o óleo quanto a manteiga servem bem para a função. Depois de escolher uma das duas opções, é preciso espalhá-la em toda a forma, principalmente os cantos, deixando tudo coberto pela gordura.
Após essa etapa, entra a farinha de trigo, aproximadamente 3 colheres de sopa. Vire a fôrma até a farinha cobrir toda a gordura e descarte o restante da farinha que sobrar. Dê umas batidinhas que o excesso se solta facilmente. Pronto, a sua forma está untada!
Ah! A margarina não é indicada para essa função, uma vez que tem muita água em sua composição. Para utilizá-la é preciso que tenha pelo menos 74% de lipídios. Caso contrário, grande parte dela vai evaporar, deixando o bolo ressecado e com chance de ficar grudado na forma.
Deixe a forma na geladeira antes de despejar a massa
Não deixe para untar e enfarinhar o bolo com a massa pronta para despejar. O ideal é fazer o processo e colocar a fôrma na geladeira por 10 minutos. Isso fará com que a manteiga demore mais para derreter no forno, dando tempo do bolo cozinhar mais antes de entrar em contato com o alumínio.
Espere o bolo ficar na temperatura ideal
Outro erro comum é tentar desenformar o bolo com ele muito quente. Acontece que o resultado é sempre bolo despedaçado. Por isso, segure a ansiedade e espere o bolo ficar morno. Só então desenforme.
Nessa hora é necessário virar o bolo de forma correta. Para isso, apoie o prato (ou a bandeja) em cima do bolo e, em seguida, é só virar para que a massa solte da forma e fique apoiada na nova superfície.
Bolos cremosos pedem farinha de rosca
Não é para colocar farinha de rosca na massa do bolo, e sim na hora de enfarinhar a forma, depois dela untada.
Os bolos cremosos, como o de milho e aipim, são mais difíceis de desenformar, por isso, a farinha de rosca é mais indicada, pois ela é mais grossa e dará mais proteção para a parte que fica em contato com a forma.
Forma de silicone
Nunca esqueça de untar na primeira vez que for utilizá-la. Espere esfriar para desenformar e não utilize facas ou objetos cortantes.