Está na hora de recolher os cobertores e edredons da casa e devolver para o armário. Mas muita gente tem me perguntado qual é a melhor forma de guardar esses itens – afinal para garantir que eles fiquem livres de fungos, bactérias e de possíveis manchas, é muito importante tomar certos cuidados na hora de armazená-los.
Lave e seque
A primeira coisa que você precisa fazer é recolher os cobertores e fazer uma lavagem caprichada. Se você guardar os edredons sujos, o tecido ficará com cheiro ruim e atrairá fungos e bactérias (por conta do suor e de outras sujeiras presentes).
Depois de lavar todos os cobertores, deixe-os secar bem – de preferência, em um local arejado com sol – para garantir que não fique nenhum ponto úmido.
Limpeza dos armários
Os armários também devem ser limpos antes de receber os cobertores e edredons. Para isso, use uma flanela e uma solução de água + vinagre branco + detergente neutro para desinfetar bem todas as prateleiras internas. Depois, passe um pano seco e deixe as portas do armário abertas para garantir que a parte de dentro seque bem.
Embalagens
A melhor forma de evitar que os edredons, colchas e mantas fiquem mofados e com cheiro ruim a longo prazo é armazená-los em embalagens a vácuo. Caso você não tenha uma dessas em casa, uma boa dica é usar sacolas de tecido TNT, que também ajudam a proteger.
Ah! E é sempre bom, mesmo durante o verão, abrir o armário ou maleiro onde estão as cobertas para circular o ar. Outra dica é colocar os cobertores, edredons e mantas no sol ao menos uma vez por mês. Você vai ver como eles vão durar muuuuuuuuuito mais!