Ninguém nasce solidário. A solidariedade é uma habilidade que deve ser aprendida e estimulada desde a infância. E sem dúvida, a melhor maneira de ensinar seus filhos sobre valores é dando o exemplo.
Em casa, nós sempre fizemos questão de trazer esse conceito para a vida do Max como algo natural de ser praticado. E os ensinamentos começaram cedo!
Aos 2 ou 3 anos, LP e eu já ensinávamos para ele como é importante se colocar no lugar do outro, ter empatia pelo próximo, e saber como é bom poder compartilhar, ajudar, colaborar, etc. E funcionou!
Max, apesar de ser filho único, nunca teve problemas em dividir e doar seus brinquedos. Todo final de ano, adora ir buscar no Correios as cartinhas de crianças que pedem presente ao Papai Noel e realizar o sonho delas!
Quem me acompanha aqui sabe que Max tem o dom de desenhar e nós, claro, o incentivamos. Ele faz aulas particulares com uma professora e há um ano vem estudando história da arte.
Recentemente, tinha feito uma série de desenhos retratando o mundo animal. O trabalho ficou tão bacana, que vovô Miguita resolveu imprimir as estampas nas máscaras da família.
E foi aí que Max nos encheu de orgulho, mais uma vez. Nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, ele teve a iniciativa de vender as máscaras estampadas com sua arte e doar o dinheiro para caridade.
Em setembro fez a primeira ação solidária. Entregou 100 kg de ração, comprados com o dinheiro da venda das máscaras, para um abrigo de animais abandonados. Agora sua meta é arrecadar R$ 1.000,00 para doar aos projetos sociais da escola.
Seu exemplo chamou a atenção da Rádio Rock (89 FM) que o convidou para contar sua história de solidariedade no Dia das Crianças (12) como forma de incentivar e, ao mesmo tempo, homenagear todas elas.
E isso deve ser só o começo! Max já faz planos de um dia conseguir fazer um leilão com suas obras de arte e com o dinheiro ajudar o próximo.
O que quero dizer com tudo isso? Ensinar solidariedade para os filhos é uma maneira de ter, no futuro, cidadãos mais humanos e cientes de suas responsabilidades com os outros. Pense nisso!