Quem nunca preparou um bolo simples mas que no final das contas deu errado? Você não está sozinha e nem significa que não leva jeito para culinária.
Na verdade, a questão do acerto é muito mais prestar atenção em pequenos detalhes que antecedem o preparo do que ter grandes habilidades na cozinha.
No post de hoje vou dar algumas dicas que vão ajudar a preparar bolos fofinhos, sem erro!
Pré aqueça o forno
Pré aquecer o forno faz toda a diferença no preparo do bolo para que a massa não acabe sendo assada de forma desigual.
Ingredientes em temperatura ambiente
Usar os ingredientes em temperatura ambiente faz com que todos eles se misturem mais facilmente. E só use gelado quando a receita pedir.
Farinha
Se você bater muito a massa do bolo, ela vai acabar formando uma elasticidade que vai impedir que a textura fique fofinha. A dica é não bater demais a farinha e mexer com bastante cuidado para fazer a mistura.
Não exagere nas quantidades
Caso algum ingrediente seja colocado em excesso – principalmente açúcar e farinha -, a massa vai acabar ficando pesada demais e nada fofinha.
Fermento só no final!
O fermento é o ingrediente que determina o crescimento do bolo, o que significa que errar a mão ou usá-lo da maneira equivocada é um verdadeiro desastre.
Não demore para assar
Depois de adicionar o fermento na receita ele começa a fazer reações químicas com os outros ingredientes. Por isso, a dica para que o bolo não fique solado e ganhe o formato perfeito é colocá-lo imediatamente no forno para assar!
Controle a curiosidade!
Nada de abrir o forno enquanto o bolo estiver assando! A temperatura é medida para ficar concentrada em espaço fechado. Permitir a entrada de um ar de outra temperatura é dar um choque térmico na massa, fazendo com que ela não cresça mais.
Desenforme o bolo quando estiver frio
Muita gente não sabe, mas deixar o bolo esfriar faz parte da receita: ele só está pronto quando fica frio. Isso porque a massa precisa esfriar para ficar firme, não murchar ou desmontar.