Quem já teve alguma experiência parecida sabe como as infestações de cupim são difíceis de eliminar. Móveis de madeira, livros, papéis, fotografias, ou seja, quase tudo que pode ser encontrado dentro de uma casa não escapa da ação dos cupins.
Mas antes de querer acabar com eles, é preciso descobrir onde eles se escondem? Depois que eles comem, liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira. Desta maneira fica mais fácil descobrir onde eles estão: basta seguir o rastro da “poeirinha”. Sim, é isso mesmo! Aquela “areia” de cupim é cocô!
Ah! é importante você saber que de novembro a março eles atacam com mais força. isso acontece porque é durante esse período que eles saem da toca para acasalar.
Mas calma! Antes de procurar ajuda profissional é possível testar pequenas misturas caseiras que prometem eficácia contra pequenas infestações.
Óleo de casca de laranja
Borrife o óleo no móvel ou no local onde eles se encontram. O óleo de casca de laranja pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O óleo de laranja, por ser um produto considerado inseticida natural, não fará mal para animais domésticos e nem crianças. Por isso, é a melhor escolha caso você procure um produto não tóxico.
Vinagre
Misture uma proporção de metade de vinagre e metade água. Em seguida, pulverize no local da infestação e aguarde os resultados.
O vinagre possui diversas utilidades no dia a dia de quem cuida da casa. Seja para limpeza, conservação, manutenção e em temperos, é um dos produtos mais versáteis para se ter em casa. Ele também é um produto natural, não agride o seu móvel e nem faz mal para os animais domésticos. No entanto, ele pode ser eficaz apenas em pequenas infestações, podendo não funcionar em um conjunto maior de cupins.
Óleo de cravo
Misture 10 gotas de óleo de cravo em 100ml de água. Em seguida, borrife a mistura no local da infestação e pronto.
O óleo de cravo é também um produto natural e fácil de encontrar em farmácias de manipulação e lojas especializadas em essências para perfumaria. O óleo de cravo não agride o meio ambiente e não faz mal para os animais domésticos e crianças. Porém, ele será efetivo apenas para estágios iniciais da infestação.