Essa receita é um clássico vindo dos Engenhos pernambucanos da família Souza Leão e presta uma homenagem a Luiz Felipe Souza Leão, senhor de engenho que também foi deputado, senador e ministro da Marinha no Império de D. Pedro II.
Na época, nos Engenhos de cana-de-açúcar, as senhoras se dedicavam ao preparo de bolos e doces, passando esse conhecimento para as futuras gerações. Assim, receitas importantes foram desenvolvidas pelas ricas famílias do nordeste e preservadas à sete chaves
A fama do Bolo Luiz Felipe se espalhou quando D. Pedro II recebeu o doce de presente. Ele começou a descrever como uma maravilhosa iguaria da terra. E a partir daí, todos queriam conhecer. E não é para menos, o bolo Luiz Felipe é uma delícia! Vamos a receita de autoria de Mattu Macedo.
Ingredientes:
600 gramas de açúcar cristal
1 xícara de água
350 gramas de manteiga
15 gemas de ovos
6 claras
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de queijo parmesão ralado
400 ml leite de coco
Modo de preparo:
Numa tigela, misture a farinha de trigo e o queijo. Depois derreta a manteiga e reserve.
Numa panela, coloque a água e o açúcar cristal e leve ao fogo. Deixe a calda cozinhar por 6 minutos até atingir o ponto de fio fino. Desligue o fogo, coloque a manteiga e deixe derreter.
Enquanto isso, bate com uma batedeira as gemas e as claras, por cerca de 4 minutos. Em seguida, acrescente o leite de coco e a mistura de farinha de trigo com queijo. Junte a essa mistura a calda quente e bata até obter uma mistura homogênea.
Despeje a massa numa forma e leve para assar em banho maria por 65 minutos ou até que o palito saia ligeiramente melado, quase limpo. Aguarde de 4 a 5 horas para desenformar.