Parece que os dias frios chegaram! O que tudo indica que, pelos próximos três meses, as temperaturas baixas prometem reinar. Há quem goste desse clima e também aqueles que não veem a hora de esquentar de novo. Mas uma coisa é certa, é preciso prestar atenção aos cuidados com os pets no inverno.
A dúvida mais comum dos donos é “Como saber se os animais estão com frio?”
A dica dos especialistas é observar! Cachorros costumam mudar a postura quando estão com frio: ficam encolhidos, tremem e se movimentam pouco. Toque nas orelhas. Se estiverem com as pontas geladas, quer dizer que ele está com o corpo mais frio. Atenção também aos locais onde você deixa seus animais. Evite mantê-los em ambientes onde tenha correntes de vento ou umidade.
Assim como nós, os cachorros também precisam usar roupas durante o frio. O uso é indicado, principalmente, para animais que ficam em áreas externas e têm pelagem curta, bem como em raças pequenas, mais propensas a perder calor rapidamente.
Há cães que aceitam e até gostam de usar roupinhas, como é o caso dos meus. Mas há também os que rejeitam por completo. Observe a reação do seu pet, só assim você saberá se é confortável ou não para ele.
Dê preferência por tecidos e evite peças com zíperes, botões ou outros itens que possam machucar ou irritar o bichinho. Além do que esses tipos de item também podem ser perigosos, pois os cães podem arrancar e engolir.
Se a peça tiver mangas, elas não podem ser muito compridas, pois isso pode dificultar a movimentação do cachorro e até causar algum acidente.
Ah! E lembre-se de retirar as roupas em horários de temperatura mais amena e recolocadas quando a temperatura cai. É importante deixar a pele do seu cachorro respirar.
E quando for passear, ao contrário dos dias de calorão, no frio, a recomendação é dar preferência aos horários mais próximos do meio-dia, quando a temperatura tende a ser mais amena.