Peixe é um ingrediente sofisticado, saboroso e cheio de versatilidade. Eu adoro! Com ele, faço deliciosas receitas – algumas delas vocês já viram aqui – como moqueca, peixe ao leite de coco, filé de peixe assado e muitas outras.
Mas para fazer essas e outras delícias, é preciso muita atenção e cuidado desde a hora da escolha do peixe até o momento de prepará-lo. Por isso, hoje vou dar algumas dicas de como deve ser feita a limpeza dos pescados.
Ah! Se for a primeira vez que irá limpar um peixe sugiro o uso de luvas de proteção para não se machucar.
Passo a passo
Comece todo o processo lavando muito bem suas mãos. Elas vão ficar em contato o tempo todo com o seu alimento. Em seguida, deixe o local onde o peixe será limpo, higienizado e arrumado. Separe uma sacola ou balde para jogar as vísceras ou sujeiras dentro. E dê preferência para realizar todo o processo perto da pia, já que irá precisar de água corrente para limpar o peixe.
Com a ajuda de uma faca sem fio, uma colher ou a parte de trás da lâmina da sua faca, retire as escamas do peixe. Raspe a pele delicadamente, na direção oposta a que elas se formam, do rabo para a cabeça. Faça isso dos dois lados e confira se retirou pelo menos a maioria das escamas. Coloque o peixe embaixo da água corrente para tirar alguma escama presa na pele.
Com uma faca bem afiada, faça um corte horizontal no seu peixe. Esse corte deve ser superficial e começando da cabeça e indo até quase o final da cauda. Não deixe que a faca entre demais dentro da barriga do peixe. Depois de feito o corte, retire as vísceras e lave o interior em água corrente.
Em seguida, você pode cortar seu pescado como quiser, em filé, cubo ou até em pequenas tirinhas. Tempere e termine o preparo no fogão!