A maioria das batedeiras mais modernas vem com 2 ou 3 batedores diferentes. Cada um deles possui uma função diferente, assim como os dois movimentos circulares da batedeira (de rotação e translação). E é a combinação deles quer irá fazer toda a diferença na hora de acertar a receita.
Ficou na dúvida de qual usar? Não se preocupe: até cozinheiros experientes ficam confusos quanto a diferença entre cada tipo de batedor. Por isso, nesse post vou explicar quando e como usar cada um deles.
Globo
O batedor em formato de globo incorpora maior quantidade de ar na hora de bater os ingredientes. Por isso é o mais indicado para receitas de bolo tipo pão de ló, chantilly, mousses e claras em neve. Normalmente o batedor de globo requer a velocidade mais alta do aparelho.
Pá ou Leque
Esse formato é indicado para receitas mais densas, que não necessitam a incorporação de ar. – em geral que levam manteiga e açúcar. Bolos mais encorpados e cookies pedem por um batedor que deixe a massa bem estruturada. Esse também é o batedor ideal para massas podres, que também costumam ter uma textura mais pesada.
Gancho
Quando se trata de pães e brioches no geral, o gancho é o batedor perfeito. Ele consegue sovar a massa quando utilizado na velocidade média ou baixa, facilitando a vida de todo bom cozinheiro. Afinal, sovar a massa com nossas próprias mãos acaba sendo um trabalho bem cansativo!
Ah! E não menos importante é a firmeza da batedeira, ela influência diretamente no resultado final da massa.