Quem não gosta de saborear, seja no café, no brunch pela manhã, ou até mesmo, em lanchinhos durante a tarde, um pãozinho sempre fresquinho, macio e delicioso?E se for de abóbora, melhor ainda!
A receita de hoje é da minha amiga Paula Cinini, do @thecookieshop. De comer de joelhos. Aproveite que as crianças estão em casa e peça ajuda para elas. Max adora ser meu assistente!
Ingredientes:
1 xícara de chá de água ou leite morno
1 xícara de chá abóbora japonesa cozida e amassada
15 gramas fermento biológico seco – 1 sachê
3 colheres de sopa de açúcar
1/3 xícara de chá de óleo ou manteiga derretida
Sal a gosto
500 gramas de farinha ou até dar ponto.
Modo de preparo:
Corte a abóbora em pedaços e cozinhe em fogo baixo com um pouco de água (usei um copo de água de 200 ml) até os pedaços ficarem macios, quase desmanchando. Aguarde esfriar e reserve.
Em uma travessa coloque o fermento, açúcar e quatro colheres de sopa de farinha de trigo. Aos poucos, adicione água morna até virar uma “papinha”.Deixe descasando por cinco minutos para o fermento ativar, soltando pequenas bolhas,
Na travessa do fermento já ativado, adicione a abóbora, óleo ou manteiga.Aos poucos, coloque a farinha de trigo misturando tudo muito bem com as mãos. Vá acrescentando a farinha até que a massa fique lisa, homogênea e que não grude mais nas mãos.No final, adicione o sal.
Enfarinhe uma superfície e comece a sovar a massa durante 15 a 30 minutos.Em uma forma untada, coloque a massa para descansar, por mais ou menos uma hora ou até dobrar de tamanho.
Salpiquei semente de abóbora antes de assar. Em um forno pré aquecido por 10 minutos, asse o Pão de Abóbora em temperatura média por 40 minutos.