Durante o último mês, vimos na série gastronômica referente a época do Império, que muitos pratos da gastronomia brasileira descendem da gastronomia portuguesa.
Nossos colonizadores reproduziram aqui – no Brasil colônia – seus costumes e cultura, o que incluí, logicamente, suas tradições culinárias.E como muitos dos ingredientes utilizados nas receitas tradicionais portuguesas não eram encontrados em terras brasileiras, os pratos sofreram modificações ao cruzarem o oceano.
Hoje, vamos aprender a preparar uma deliciosa GOIABADA EM CALDAS, fruta que era abundante no nordeste brasileiro. E considerada pelos nutricionistas uma das frutas mais completas e equilibradas, por conter alto teor de fibras, sais minerais e vitaminas, principalmente a C.
Ingredientes:
1 kilo de goiabas
500 gramas de açúcar crista
4 pedaços de canela em pau
2 xícaras (chá) de água
Modo de Preparo:
Lave bem as goiabas e depois remova as cascas. Corte-as ao meio e retire as sementes. Reserve.
Ponha em uma panela o açúcar, os paus de canela e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma colher de pau até o açúcar se dissolver. Pare de mexer e deixe ferver por 15 minutos ou até formar uma calda rala.
Em seguida, junte as goiabas e abaixe o fogo. Cozinhe até ficarem macias, mas sem desmanchar. Retire do fogo e deixe esfriar. Transfira para uma compoteira. Guarde na geladeira e sirva com requeijão.