A recomendação é clara: se puder, não saia de casa. Agora, se for necessário ir às ruas para trabalhar ou fazer compras, os cuidados ao retornar devem ser redobrados.
Calçados
Retire o sapato antes de entrar em casa e limpe-o.
Para a limpeza adequada, profissionais recomendam a aplicação de água e sabão. Mas você ainda pode higienizar o calçado com uma mistura de água sanitária e água.
Roupas
Se o costume é chegar em casa, colocar as peças sujas no cesto e lavar em alguns dias, é preciso mudar os hábitos. Quando não for possível fazer a lavagem imediata após o uso, armazene os itens em sacos de lixo plásticos até que seja feita a limpeza. Evite balançar ou chacoalhar as roupas sujas, pois esse tipo de ação pode facilitar a dispersão do vírus.
A lavagem com sabão em pó e enxágue é suficiente para eliminar o vírus. Se possível, é bom usar água quente ou adotar a opção do enxágue extra.
Já lençóis e fronhas devem ser lavados, no mínimo, uma vez por semana. No caso de pessoas doentes, eles devem ser limpos a cada dois dias. Para cobertores e edredons, a frequência e os cuidados com a lavagem também são fatores importantes. A recomendação é sempre lavar antes de usar.
Temperatura alta
Na hora de lavar, quanto mais alta for a temperatura, melhor. O indicado é um índice entre 60° e 90.
O ferro de passar é outro aliado no combate ao avanço do Covid-19. As temperaturas no eletrodoméstico podem alcançar os 100°, nível em que pouca coisa sobrevive.
Ah! E durante a quarentena, evite utilizar acessórios, com anéis, colares, pulseiras brincos e relógios, pois é muito difícil fazer a higienização periódica desses objetos. Caso se esqueça, o ideal é limpá-los com álcool 70%. O uso do produto também é válido para óculos de grau, bolsas e carteiras.
Vamos nos cuidar!