No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher é importante chamar a atenção para os riscos da falta de prevenção à saúde. Você sabia que as mulheres são quase 51% da população brasileira e, por apresentarem maiores níveis de expectativa de vida, adoecem mais que os homens?!
Câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Muitas vezes, em função de jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, as mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos.
E embora muitas se esqueçam, os problemas de saúde vão além das doenças ginecológicas. Por isso, que tal aproveitar esse mês para fazer uma reflexão e adotar alguns cuidados que vão fazer a diferença no seu dia a dia. Abaixo, selecionei algumas dicas de ouro.
Tenha um tempo somente para você
Dedique parte do seu dia para fazer o que gosta. Procure práticas de autoconhecimento, como a meditação e a ioga.
Adote um estilo de vida saudável
Alimente-se bem e de preferência para comidas nutritivas, deixando de lado os pratos gordurosos e o álcool.Pratique atividade física e não fume.
Durma bem
Especialistas recomendam dormir entre 7 a 8 horas ininterruptas diariamente. Horas a mais ou a menos podem afetar a memória, o aprendizado, a criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional.
Fique atento com as doenças cardiovasculares
A doença cardíaca isquêmica e o infarto estão entre as principais causas de mortalidade das mulheres. Por isso, é importante consultar um médico cardiologista e fazer check-ups com frequência.
Faça avaliações periódicas de saúde
Principalmente após os 50 anos de idade, os exames preventivos passam a ser necessários de forma mais frequente. Além das doenças cardiológicas, é preciso saber também como anda sua saúde ginecológica, óssea e neurológica, entre outras.