Certo dia fui questionada sobre o que teria me levado a abandonar a odontologia- profissão que nunca exerci – para estudar gastronomia? Ainda mais eu, filha e irmã de médicos! Para muitos, parecia algo inacreditável!
A gastronomia entrou na minha vida pela paixão que tenho pela cozinha. Pensar em uma receita ideal, separar os ingredientes que mais combinam, arrumar e organizar a mesa… Cozinhar é um ato de amor muito maior do que se possa imaginar.
E, quando preparamos um almoço ou jantar para uma outra pessoa querida, parece que esse sentimento fica ainda mais intenso e aflorado no sabor dos pratos. E essa sensação de atenção e carinho acaba sendo recíproca: tanto para quem serve, como para quem come ou replica sua receita.
E é por isso que resolvi escrever esse post – para AGRADECER vocês – que tem me dado tanto carinho ao replicar minhas receitas, enviar fotos dos pratos que fizeram com base nos meus textos e muito mais… isso tudo é muito gratificante!
Por que cozinhar é uma prática tão prazerosa?
E se você gosta de cozinhar, mas ainda não cedeu aos encantos da culinária, vou lhe dar 5 motivos para investir nessa área, que amo tanto!
Alivia o Estresse
Quando estamos na cozinha, as coisas não são feitas no “automático”, são necessários foco e atenção. Sendo assim, durante a prática, nos desligamos um pouco dos problemas do dia a dia, diminuindo o estresse gerado por esses pensamentos constantes.
Desenvolve a criatividade
Para cozinhar é preciso se arriscar, inventar e inovar. Por isso, você pode analisar outras combinações para aquele prato tradicional que você está acostumado a fazer, trocar os ingredientes e outros.
Aprimora uma nova prática
Se você não está acostumado a cozinhar, é hora de tentar e se surpreender com o que você pode fazer na cozinha. Aprender uma nova atividade ajuda a trabalhar melhor o cérebro, ativa a memória e a capacidade de concentração.
Proporciona satisfação
Começar fazer algo e terminar com excelência é garantia de satisfação garantida. Além disso, quem não gosta de ser elogiado? Ao preparar um prato gostoso e suculento, as pessoas te agradecem e ficam felizes, e você, automaticamente, se sente bem por tudo isso.
Melhora a sua capacidade de organização
Se você está na lista de pessoas desorganizadas, a cozinha pode ajudar a melhorar isso. Afinal, tudo tem uma ordem cronológica para acontecer, além do fato que você vai precisar deixar tudo em ordem para começar a preparar a sua refeição.
Vamos para a cozinha juntas?!
Parabéns!