Quem adora ter plantas e flores em casa não precisa abrir mão de cultivá-las no banheiro e lavabo. Afinal, além dos benefícios para nossa saúde e bem-estar, as espécies adicionam cor, aroma e um toque especial ao décor.
No entanto, é importante que elas não atrapalhem a higienização do cômodo e que seja leves para serem retiradas do local na hora de fazer aquela limpeza pesada.
Por isso, resolvi fazer uma seleção de plantas bonitas, fáceis de cuidar e que são indicadas para o banheiro. Confira:
Espada-de-São-Jorge
Essa planta é prática porque se dá muito bem em ambientes mais fechados. Além disso, ela não precisa de muito espaço para se desenvolver, porque cresce verticalmente. A dica é regar uma vez por semana.
Bromélias
Elas adoram umidade e, por isso, são indicadas para o banheiro. Além disso, elas não podem pegar sol e precisam viver em ambientes com luz indireta. Regue a cada dois dias.
Aloe Vera
Resistente até dizer chega, a aloe vera pode ser colocada em qualquer lugar dentro do banheiro, já que não faz questão de muita luz nem de muita água. Procure regá-la – com bem pouca água – uma vez a cada três dias.
Bambu
O bambu precisa de muita iluminação, por isso deve ser colocado o mais longe possível da janela ou de qualquer ponto em que haja iluminação direta do sol. Ele não precisa sequer de solo: você pode colocar os galhos de bambu em qualquer vaso com água e pedrinhas (para eles ficarem firmes), trocar essa água a cada duas semanas e pronto.
Apenas um detalhe: ele cresce MUITO rápido – então, se o quiser baixinho, esteja sempre pronta para podá-lo. Mas alto ele também fica lindo!
Dracena
A dracena prefere sombra e suas folhas ficam marrons se forem expostas à luz do sol. A umidade dos banhos, assim como nos casos da aloe vera e da begônia, tende a ser suficiente para ela; se não houver banhos em abundância no banheiro ou se ela estiver no lavabo. Regue-a um dia sim, um dia não com água suficiente apenas para umedecer a terra.