Dizer que precisamos moderar o consumo de sal em nossa alimentação é fácil. Agora, como podemos fazer isso da melhor maneira? Apesar da necessidade de manter o equilíbrio no consumo desse tempero, por causa das nossas tradições culturais gastronômicas, o uso do ingrediente é praticamente indispensável na composição de qualquer prato ou receita.
Segundo dados do IBGE, os brasileiros consomem cerca de 12 gramas de sal por dia, ultrapassando o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 5 gramas/dia.
Tipos de Sal
O sal é um ingrediente comum nos cardápios das casas brasileiras. O tipo mais usual, o branco refinado, é uma grande fonte de sódio (cada grama de sal tem 0,4 gramas de sódio).
O sal marinho não é refinado, apenas moído e por isso seus grãos são maiores que os do sal refinado. Muito parecido com o sal de cozinha, ele possui quase a mesma quantidade de sódio. No entanto, é considerado mais saudável, por não passar por nenhum processo de refinamento.
Já o sal do Himalaia, ou sal rosa, é considerado um dos mais puros e saudáveis para o nosso organismo. Ele tem menos teor de sódio e mais minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro e cobre.
Dicas para diminuir o consumo de sal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aconselha que as pessoas criem o hábito de ler os rótulos e fiquem atentas aos ingredientes. Alimentos que possuem mais de 400 mg de sódio a cada 100 gramas de produto devem ser evitados como embutidos, enlatados, congelados, temperos artificiais, biscoitos recheados, salgadinhos tipo chips etc.
1. Retire o saleiro da mesa. Manter o sal longe da vista e do alcance ajuda a reduzir a vontade de acrescentar sódio à comida.
2. Experimente a comida antes de colocar mais tempero à preparação. Muitas pessoas acabam acrescentando o sal antes de provar se o prato está saboroso. Isso acontece de forma automática ou por hábito.
3. Peça comida com menos sal. Quando for comer em restaurantes, solicite que a sua comida seja feita menos salgada.
4. Cuidado com os alimentos com alto teor de sódio. Bacon, queijos, azeitonas e salame, por exemplo, são alimentos ricos em sal. Prefira incluir no cardápio alimentos como cereais, ovos, frutas, ricota, iogurte e vegetais.
5. Dê um tempo para seu paladar. As pessoas estão acostumadas com uma quantidade elevada de sal. Ao reduzir, o paladar pode estranhar. Por isso, tente diminuir gradualmente para se acostumar.
6. Leia os rótulos das embalagens. Isso pode ajudar a escolher os alimentos com menor teor de sódio.
7. Quando usar temperos em pó ou caldo, não adicione mais sal. Esses produtos já possuem a quantidade suficiente para deixar a comida saborosa, dispensando o uso de mais tempero.