Para um almoço ou jantar entre amigos ou familiares, muitas vezes, é fácil escolher um cardápio. Agora definir o que beber pode ser um pouco mais difícil. Escolher bebidas para realçar os sabores das refeições que você está oferecendo pode ser considerada uma verdadeira arte.
Afinal, buscamos em cada refeição surpreender nossos convidados com uma comida saborosa, requintada e com sabores que harmonizam entre si.
Por isso, separei algumas dicas que vão lhe ajudar a descobrir qual o momento certo para servir o vinho, o suco ou a cerveja, por exemplo.
Sucos naturais
Os sucos naturais sempre são bem-vindos e são opções mais leves e saudáveis para acompanhar os pratos. Não há quem não goste da bebida bem gelada, que também é sucesso imediato entre as crianças.
Coquetéis
Os coquetéis são ideais para serem curtidos nas estações mais quentes e podem ser preparados em versões sem álcool.
Drinques com suco de frutas e uma bebida gasosa: são suaves e perfeitos para receber os amigos nos dias mais quentes, pois são refrescantes. As versões mais adocicadas devem ser servidas após a refeição.
Drinques com licor e cremes: ótimas opções para servir após as refeições, por serem mais doces.
Drinques com destilados: coquetéis com destilados são aperitivos, indicados para serem servidos antes da refeição.
Para as versões sem álcool, você pode fazer uma mistura de sucos naturais de frutas. Outra possibilidade é adicionar água com gás, água de coco ou chá nesse blend.
Vinhos
Vinho Tinto– massas com molhos de tomate, ervas ou ainda com molho condimentado, além de queijos amarelos e frios em geral são combinações perfeitas.
Vinho Branco– os vinhos brancos são melhores quando harmonizados com peixes e frutos do mar; e quase nunca combinam com comidas muito temperadas e carnes vermelhas.
Vinho Rosé– são ótimos com carnes magras grelhadas, frango assado, verduras gratinadas, massas italianas, entradas, tortilhas e omeletes. E não cai bem com peixes e mariscos cozido simples, peixes magros grelhados, carnes gordas e queijos azuis.
Espumante– são flexíveis e vão bem com diversos pratos, mas a sua excelência se dá quando servidos como aperitivos, harmonizando muito bem com queijos de massa branca; como o brie e o camembert; peixes fumados (salmão), carnes gordas assadas (leitão, porco), aves assadas (frango, pato), entradas e aperitivos
Cervejas
As cervejas estão entre as bebidas preferidas dos brasileiros. E para não errar, aposte na combinação cerveja com churrasco, que é garantia de sucesso. Apesar disso, você pode ir além!
Cerveja tipo Pilsen: como são mais leves, vão muito bem com pratos preparados com nozes, queijos, camarão e lula.
Cerveja tipo Weiss: para quem busca mais sofisticação, essa cerveja, que é típica da Alemanha, casa perfeitamente com comida mexicana e saladas.
Cerveja tipo Porter e Stout: essas cervejas pretas possuem sabor de chocolate e café, sendo perfeitas para acompanhar os doces da sobremesa.