Chegou a hora de escolher a escola para seu filho pequeno e está em dúvida se deve colocá-lo em uma escola bilíngüe? Não fique! Hoje, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar outro idioma no mundo globalizado no qual vivemos ajuda a ampliar os conhecimentos e traz muitos benefícios.
Por aqui, Max está sendo alfabetizado em inglês. O inglês sempre foi a primeira língua dele. Desde pequeno, Max assiste desenhos, filmes e tem livros em inglês. Para ele, o inglês é natural como o português.
Aos cinco anos, tudo é novidade, e aprender outro idioma nos primeiros sete anos de vida cria uma significativa elasticidade mental para a criança. Curiosos e abertos a novidades, encaram aprender palavras em línguas diferentes como uma diversão, o que faz com que se tornem fluentes em pouco tempo, construindo um repertório lingüístico diferenciado, e ainda conhecendo e vivenciando novas culturas.
As escolas já incluíram línguas estrangeiras na grade de aulas e o fato é que as crianças apresentam facilidade para aprender idiomas mesmo quando são novinhas. Os especialistas garantem que os pequenos estão aptos a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem nenhum prejuízo à sua capacidade de comunicação.
Quando a criança estuda uma segunda língua, ela trabalha suas funções cognitivas, estimulando o cérebro, o que desenvolve mais a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração.
Se você esta interessada pela ideia, é legal primeiro entender que há vários tipos de propostas entre as escolas bilíngües. Dentro delas, existem as que se propõem ensinar outro idioma tendo desde o início o português como foco principal e ainda outras que oferecem às crianças pequenas uma imersão exclusiva no segundo idioma, para só começar a usar o português na fase da preparação para a alfabetização.
Entre os 2 e 5 anos de idade a habilidade de aprender uma nova língua é mais aguçada, então não tenha dúvida: seu pequeno vai tirar de letra aprender uma nova língua. E se for igual ao Max, vai achar divertidíssimo saber falar cachorro, azul, bola, e diversas outras palavras em dois idiomas!