Vocês podem não acreditar! Mas fazer compras de frutas e verduras em feiras livres é um dos meus passeios prediletos durante a semana. Mas aqui entre nós, que nunca foi enganada pela aparência daquela fruta grande e bonita, que acabou se relevando estragada ou sem gosto quando aberta? Eu já vivi essa experiência por diversas vezes.
O fato é que comprar frutas não é uma tarefa tão simples assim. Confesso que até hoje fico na dúvida quando vou escolher determinados alimentos. Por isso, que hoje vou compartilhar com vocês alguns truques e dicas que tem me ajudado bastante.
Ah! Mas antes de fazer as suas compras, procure pensar em quanto tempo as frutas serão consumidas. Se for nos dois ou três primeiros dias, dê preferências para as frutas mais maduras. Se o tempo de consumo for maior, opte por aquelas que ainda estão em processo de amadurecimento, para que não estraguem rapidamente.
Abacate
A casca clara e brilhante indica que foi colhido antes da hora. Opte pelos mais foscos, nem muito duros nem moles demais.
Abacaxi
O primeiro sinal é a cor da fruta: se a casca estiver verde, o abacaxi ainda está muito duro. Opte por aqueles cuja casca é mais amarelada e que têm um cheiro docinho.
Banana
Prefira aquelas cuja casca está amarela e lisinha. Estas estão prontas para serem consumidas! Se a casca estiver verde, mesmo que apenas nas extremidades, significa que a banana ainda não está pronta para o consumo. Evite também aquelas com muitos pontos pretos na casca, que indicam que a fruta já está passando do ponto.
Laranja
Pese a fruta com as mãos; as mais pesadas têm mais sumo.
Limão
Prefira os de casca lisa e brilhante.
Pera
Deve estar amarelinha e com a casca cedendo ao toque. Se estiver muito verde e dura, ainda não está pronta para o consumo.
Tomate
Deve estar mole, mas nem tanto. Evite aqueles com partes murchas, pois já estão passando do ponto.