Hoje vou falar sobre um daqueles utensílios de cozinha que muita gente tem medo de usar em casa: a panela de pressão. E meu objetivo aqui é mostrar que esse utensílio doméstico não é nenhum bicho de sete cabeças, e que, na verdade, trata-se de uma ferramenta muito útil na cozinha.
A panela de pressão tem como finalidade acelerar o processo de cozimento dos alimentos. Isso ocorre por meio do aumento de sua pressão interna. Sendo assim, a comida fica pronta rapidinho.
Tipos de panela de pressão
Atualmente, existem dois tipos de panela de pressão: as tradicionais que são aquecidas no fogão, e as elétricas, que são uma versão mais atualizada e completa.
A versão tradicional – mais antiga – ainda é muito vendida no mercado e não deixa de ser uma boa opção, além de ser bem mais barata. O sistema de segurança de uma panela de pressão convencional funciona através de uma válvula que ajuda na liberação da pressão enquanto a panela trabalha.
Além disso, essas panelas também possuem um pino que levanta quando a pressão toda já estiver sido liberada, de forma a avisar que a tampa está pronta para ser aberta. Apesar de não parecer, ela é muito segura se você a utilizar corretamente. A maioria dessas panelas são feitas de aço inoxidável, o que é uma boa opção, visto que ele é bastante duradouro.
As panelas elétricas funcionam sem o uso do fogão. Elas são ligadas diretamente na tomada, como qualquer outro eletrodoméstico, e costumam ser muito mais seguras e tecnológicas, além de cozinharem ainda mais rápido.
Normalmente, você consegue programar e ajustar o timer com base nas suas necessidades, tornando todo o processo mais simples. A principal vantagem desses modelos é que você pode controlar tanto o nível da pressão, quanto a temperatura e o tempo de cozimento pelo display.
Segurança
Esta é uma das características mais importantes de uma boa panela de pressão. Ao escolher a sua, recomendamos que você observe muito bem qual o sistema de segurança ela lhe oferece e nunca o ignore durante seu funcionamento.
Em média, uma panela de pressão tradicional possui de quatro a cinco dispositivos de segurança. Em panelas de pressão elétricas, os sistemas de segurança podem chegar em até 12, dependendo do modelo.
Modo de usar
A maioria das panelas de pressão domésticas tem capacidades variando de 4 litros à 8 litros, porém, é muito importante lembrar que é indicado utilizar apenas 2/3 de água da capacidade da panela.