Na geladeira ou fora dela? Na porta ou na prateleira da geladeira? Como você guarda seus ovos para garantir que eles não estraguem rapidamente?
Aqui em casa temos o hábito de guardá-los na geladeira. E saiba que esse é o método mais recomendado. Isso porque as baixas temperaturas dentro da geladeira impedem a proliferação de bactérias como a salmonela.
Mas os cuidados devem começar antes mesmo da conservação, já na compra para que você possa aproveitar o máximo esse alimento tão poderoso.
Comprando ovos
Olhe sempre dentro da caixa e verifique se todos estão inteiros e limpos. Se estiverem com manchas não leve para casa. E procure sempre comprar os maiores, pois tem mais rendimento.
Guardando os ovos
Não lave os ovos antes de guardá-los na geladeira e mantenha em um recipiente fechado. Dessa forma eles durarão por muito mais tempo.
Ovos frescos em temperatura ambiente são conservados por 15 dias, já refrigerados durão até 8 semanas, contando da data que foram “botados”, então como não sabemos a data que foram “botados” não devemos esperar as 8 semanas para usar, ok? Por isso, para saber se o ovo está fresco, chacoalhe-o levemente. Ao realizar esse movimento, o conteúdo não deve se mover (caso se movimente, está velho). Outra forma de verificar é pôr o ovo em uma vasilha com água e sal: quanto mais fresco ele é, mais fundo ele fica.
Ainda que algumas geladeiras apresentem um compartimento específico para ovos na porta, o ideal é que eles sejam guardados na prateleira. Isso pode ser explicado pelo fato de a porta da geladeira ser aberta frequentemente. Todo esse abre-e-fecha faz com que a temperatura dos alimentos que estão na porta oscile o todo tempo e essa mudança constante aumenta a probabilidade de os ovos estragarem.
A posição do ovo também faz toda a diferença na hora de conservá-lo. Para que a gema permaneça intacta no centro do ovo, guarde-o com a parte mais larga virada para cima. Juro que isso faz a diferença!
Espero que tenha ajudado!