“O outono leva as flores para que elas possam voltar a nascer”. Li essa citação na internet (mas não me lembro de quem é a autoria) e concordo que o outono é a estação em que as flores e folhas caem sim, mas é também quando podemos cultivar algumas espécies típicas desta época do ano. Adoro jardinagem e preparo os arranjos de plantas aqui de casa sempre que posso pois me distrai, além de deixar cada cantinho da casa mais florido e cheiroso!
Por ter dias mais curtos e noites mais longas, a evaporação do solo no outono diminui. É nessa fase que a frequência da irrigação deve ser reduzida para que as plantas consigam absorver adequadamente os nutrientes. Por isso, mantenha as plantas em lugares arejados e com incidência de luz moderada. Procure regá-las apenas quando o solo ou os vasos começarem a secar, evitando assim molhar excessivamente as folhas e as flores.
Com cuidado e dedicação você mantém seus arranjos e o jardim mais coloridos! Viu como é fácil cultivar vasos e jardins floridos no outono? Então conheça agora algumas flores típicas da estação:
Camélia
Originária do Japão, a camélia está habituada a climas mais frios e precisa do outono para florescer, mas conserva sua folhagem verde por todo o ano.
Girassol
Os girassóis costumam ser muito utilizados nesta estação pois combinam bastante com o clima. Se bem cultivados, florescem em abundância tornando o ambiente um verdadeiro espetáculo para os olhos.
Lírio-da-paz
A espécie, proveniente da Colômbia e Venezuela, representa a paz na simbologia das flores. Sua manutenção é relativamente fácil, já que em ambientes internos ela já prefere ficar próxima a uma janela que receba sol matinal.
Gérbera
Com seu jeitinho campestre, a gérbera é uma das flores de outono mais bonitas. Combina em arranjos com várias unidades da mesma cor ou em combinações muito coloridas. Suas pétalas vibrantes dão energia aos ambientes.
Gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!