São tantas as opções de ovos de Páscoa nas prateleiras que é praticamente impossível resistir. Mas e quem é alérgico ou intolerante ao chocolate, como não cair em tentação?
Na verdade as pessoas não são alérgicas a chocolate, mas sim costumam ter reações alérgicas ou sensibilidade a outros ingredientes e aditivos alimentares incluídos no chocolate. Várias destas substâncias estão entre os alérgenos alimentares mais comuns, como leite, glúten, corantes e aditivos artificiais.
Conheço muitas pessoas que são intolerantes e alérgicos e precisam recorrer a outras alternativas tão saborosas quanto o chocolate nosso de cada dia. Veja as opções:
Alfarroba
A alfarroba é uma opção para as pessoas que não podem, ou não querem, ingerir chocolate. A alfarroba é uma vagem que, quando extraída a polpa, torrada e moída, obtém-se o pó que será usado na substituição do cacau. Além de nutritiva, é isenta de lactose, glúten, açúcar e cafeína e rica em vitaminas e minerais.
Puro cacau
Para quem tem intolerância ou alergia, os chocolates puro cacau (amargo) possuem, em média, 80% de cacau em sua composição, e açúcar. Agrada também os paladares mais intentos, que não apreciam a versão ao leite do nosso chocolate.
Chocolate de soja
Com 29% menos calorias que o chocolate convencional, a versão de soja não possui lactose nem açúcar. Para não ficar com o sabor da soja, o chocolate é feito do extrato hidrossolúvel do grão. Em vez do leite de vaca, é utilizado o leite de soja na sua fabricação e, na substituição do açúcar, usada a sucralose. Uma boa alternativa para quem tem alergia à proteína do leite, intolerância à lactose ou é portador de diabetes.
Estas opções são bastante saborosas e estão disponíveis no mercado em várias composições. Se alguém aqui pensou que passaria a Páscoa sem comer chocolate, se enganou! Todo mundo vai ter uma Páscoa doce e cheia de amor!
Você conhece alguma outra opção que substitua o chocolate e seja tão saborosa quanto ele? Poste sua sugestão nos comentários!
Feliz Páscoa!