Se tem um acessório que domina o meu closet, são meus tênis! Tenho pares de várias cores e modelos, e não tiro dos pés. É um calçado que combina com meu estilo e com meu vestuário. E sei que é o preferido de muitas seguidoras também 🙂
E todo mundo vai concordar que, se não cuidar direitinho do tênis, com o tempo o calçado pode ficar com mau cheiro. E esses odores desagradáveis podem estar acompanhados de problemas como micoses, alergias e eczemas. Por isso é tão importante tomarmos alguns cuidados para manter nossos tênis sempre bem conservados.
“Se você não usar meia o tênis vai ficar com mau cheiro”. Essa afirmação é fake, viu! As meias também podem causar odores desagradáveis, principalmente quando feitas de material sintético como o náilon. O melhor material para evitar o mau odor é o algodão, que permite que nossos pés respirem.
Lavar os pés com sabonetes e esfoliá-los uma vez por semana (para remover as células mortas das quais as bactérias se alimentam) são alguns dos hábitos que ajudam na missão de evitar o mau cheiro. Procure sempre usar produtos naturais. Secar os pés muito bem (principalmente entre os dedos) antes de calçar o tênis é outra boa alternativa.
Lavar ou não lavar?
Seguindo alguns cuidados é possível lavar o calçado sem manchar, desbotar ou estragar. Primeiro, tire as palmilhas e os cadarços que devem ser lavados separadamente. Deixe o tênis de molho por uma hora, com detergente neutro. Para cada 3 litros de água, despeje duas tampas de detergente.
Depois, esfregue o tênis. Use uma escova macia com sabão de coco. Enxágue e coloque para secar, com a boca para baixo, para que a sola do tênis não fique úmida. Não pendure no varal e nem coloque no sol.
Com esses cuidados os tênis vão durar por mais tempo!