Acredito que todo mundo tem uma lembrança boa da infância com os avós. Sejam eles de sangue, ou de coração, os avós são presença fundamental em nossas vidas, e no desenvolvimento dos netos. Sinto uma saudade muito grande da casa dos meus avós, onde sempre encontrava uma fatia de bolo cheiroso, um abraço afetuoso e uma história nova pra contar para mim e para os outros netos. Chego a me emocionar escrevendo sobre isso!
O amor dos avós é tão forte quanto os dos pais, mas com um toque especial. Os avós não têm aquela imensa responsabilidade e pressão pela qual passam os pais, embora a ligação com os netos seja também muito próxima e forte! Mas você sabe o que a ciência diz sobre essa relação tão especial?
Segundo algumas pesquisas, netos que têm um laço emocional próximo com seus avós obtêm uma variedade de benefícios importantes para toda a sua vida. As crianças que têm relacionamentos fortes com os avós são mais bondosas, generosas e com menores taxas de ansiedade e depressão no futuro. O envolvimento dos netos com os avós, de acordo com o mesmo estudo, também aumenta o desempenho escolar, a autoestima, a inteligência emocional e a sociabilidade.
São os avós também os grandes responsáveis por promover e desenvolver na criança o senso de proteção e segurança, uma conexão com sua herança familiar, cultural e seus antepassados, além de fortalecer o companheirismo. Por isso, se você é avô ou avó, nunca subestime o impacto que o seu papel tem na vida de seus netos, além de estimar a sua habilidade de moldar e melhorar o futuro dos pequenos, e assim transformá-los em grandes adultos.
Como diz o ditado, “os avós são pais com açúcar” não é mesmo? E você, tem alguma lembrança carinhosa vivida com seus avós para compartilhar? Poste aqui nos comentários!