Uma alimentação balanceada é importante em qualquer fase da nossa existência pois é a garantia de uma vida saudável. Você já parou para pensar nos alimentos que coloca no prato? Muitos deles fazem mal à nossa saúde e ao meio ambiente, devido à quantidade de agrotóxicos que eles possuem. Tenso, não é mesmo?
Além disso, esses produtos podem causar problemas digestivos, doenças neurológicas e degenerativas como Mal de Parkinson e Alzheimer, inflamações, infertilidade e câncer, entre outras. Para fugir dos agrotóxicos uma opção é aderir aos alimentos orgânicos. Ricos em nutrientes e livres de toxinas, são uma excelente oportunidade de trazer bons hábitos para a sua rotina – e daqueles que você ama!
Conheça alguns benefícios dos alimentos orgânicos:
-Ausência de agrotóxicos: nenhum pesticida sintético é usado durante a produção de produtos orgânicos, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis.
-Melhoria da vida no campo: a agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.
-Conservação do solo: a produção orgânica visa à conservação da fertilidade do solo, com a prática de rotação de culturas e adubação verde.
-Redução de poluição ambiental: a agricultura convencional pode poluir o solo de cultivo com produtos químicos que são prejudiciais. Além disso, os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela água da chuva e ventos para regiões vizinhas, podendo prejudicar tanto o local de utilização quanto locais distantes também.
-Manutenção do bem-estar animal: na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.
-Promoção da biodiversidade: a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região.
Procure se informar, na cidade em que mora, quais são os supermercados, feiras e produtores rurais que comercializam produtos orgânicos. Mas, para saber se o produto que você está levando para casa é realmente orgânico, fique atento se o mesmo possui o selo brasileiro determinado pela Lei dos Orgânicos ou pela Declaração do Produtor Orgânico Familiar.
E não se deixe enganar! Nem todo alimento produzido sem agrotóxico é orgânico. Quanto menos aditivos químicos você e sua família consumirem, melhor será sua qualidade de vida!
Gostou do post? Deixe sua opinião nos comentários!