Segundo a tradição, a data correta para a montagem da árvore de Natal é 30 de novembro, dia que marca o início do tempo do Advento, comemorado pela Igreja Católica. No entanto, as pessoas estão a cada ano mais apressadinhas (e aqui em casa não é diferente!). Max e eu também ficamos super ansiosos e começamos a decorar a nossa casa para o Natal bem antes disso.
Além de ser o símbolo de uma das principais celebrações cristãs, a árvore de natal, quando bem enfeitada, faz toda diferença na decoração pois é capaz de espalhar alegria e acender o espírito natalino em nossos corações. E quem é que não quer ter uma árvore de natal perfeita, iguais às que vemos nos filmes, ou nos shoppings?
Pesquisei em muitos sites de decoração e resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que vão deixar a sua árvore de natal inesquecível. Confira!
Escolha a árvore que mais combina com seu estilo
Encontramos hoje no mercado árvores dos mais variados tipos, cores e tamanhos. Muita gente, inclusive eu, prefere os pinheiros naturais. Como eles precisam de muitos cuidados e podem morrer e estragar com o peso dos enfeites, é recomendado usar árvores artificiais, artesanais e feitas com materiais recicláveis.
Cor e tema dos enfeites faz toda a diferença
Não basta colocar bolas coloridas e enfeites aleatórios. Montar uma árvore de natal também exige planejamento. Antes de tudo, é preciso decidir como será a decoração da sua árvore: monocromática, temática – infantil, glamourosa, etc – ou tradicional. Após escolher o tema, é importante definir quais serão os enfeites principais e secundários, e separá-los por tamanhos e cores e nichos. Isso porque, os maiores deverão ser colocados primeiro em sua decoração. Pense também no esquema de cores que harmonize com os enfeites. E se ficar com medo de errar, invista nas combinações que são clássicas como vermelho e dourado; vermelho e verde; branco, azul; prateado e roxo, entre outras.
Comece pela iluminação
Coloque o pisca-pisca na parte inferior da sua árvore, pois assim o plug da tomada ficará na parte de baixo. Depois, suba fazendo zigue-zague e enrolando o pisca-pisca nos ramos da árvore. Repita o processo do outro lado. Dependendo do tamanho da sua árvore, pode ser necessário colocar mais de um pisca-pisca para que ela fique bem iluminada.
Lembrete: De preferência para as lâmpadas de LED, pois gastam menos energia, não esquentam e deixam a decoração mais bonita!
Enfeites maiores simulando um triângulo
Após o pisca-pisca, é hora de colocar os enfeites maiores e principais da sua decoração. Podem ser bolas, laços e outros enfeites temáticos, como anjos, flores ou bonecos de neve.
É importante posicioná-los formando um triângulo imaginário, pois assim você conseguirá espalhar tudo de forma equilibrada. Em seguida, insira as bolas e enfeites menores na sua árvore, buscando ocupar os buracos vazios.
Use flores, festão e laços para encher a árvore
Uma dica para você economizar com a decoração da árvore é fazer os seus próprios enfeites em casa. Você pode utilizar materiais, como juta, feltro, barbante, patchwork, entre outros. O resultado fica tão lindo quanto de enfeites comprados em loja.
Se a sua árvore ainda estiver magrinha e não tiver mais ideia de como montar uma árvore de natal cheia e bem distribuída, a dica de ouro é usar festão aramado, fitas largas e flores. Assim, você irá deixa-la mais robusta e sem buracos, pois eles preenchem os espaços entre os galhos, além de deixar a decoração mais bonita e elegante.
Gostou das dicas? Se você tiver alguma ideia diferente, compartilhe aqui comigo!