Aqui em casa nossa alimentação é rica em frutas, legumes e verduras. E não apenas nas refeições principais. Vale também para a lancheira que o Max leva para a escola, quanto em nossas marmitinhas entre os compromissos diários. Mas tão importante quanto se alimentar corretamente, é saber escolher os alimentos que consumimos e assim aproveitar todos os benefícios que eles oferecem para nossa saúde!
Ao comprar frutas, legumes e verduras, não se deixe enganar pela aparência. Nem sempre aquele que se apresenta mais lindo e perfeito na prateleira é o mais nutritivo de todos. As frutas frescas, por exemplo, se deterioram mais rapidamente que os alimentos industrializados. Então vamos às dicas que separei para você aproveitar melhor suas compras na feira, ou no mercado:
Raízes
Escolha sempre as com casca íntegra e consistência firme. O formato não faz diferença.
Evite-as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.
Frutas
De preferência para as mais limpas e consistentes, com casca íntegra, brilhante e lisa. Se houver manchas ou pintas, não tem problema! Fuja de frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração.
Hortaliças
Flores firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos são as melhores opções. Fuja do brócolis com botões amarelados, roxos ou brancos. A couve-flor manchada e murcha também deve ficar de fora da sacola de compras.
Verduras (alface, escarola, espinafre e outras)
De preferência por folhas íntegras e viçosas, limpas e com poucas manchas. Melhor não levar para casa verduras murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas.
E lembre-se sempre, a organização é amiga da alimentação saudável. Procure planejar em quanto tempo seus alimentos serão consumidos. Se for para os dois primeiros dias opte sempre por frutas mais maduras. Se o consumo não é tão rápido, escolha aquelas em processo de amadurecimento. O mesmo vale para legumes e verduras mais ou menos frescos.