Quem me acompanha sabe que eu gosto muito de curtir uma viagem em família. Até porque o Max adora curtir uma piscina e uma aventura na praia! E eu procuro ficar super atenta aos perigos da exposição dele ao sol, principalmente no período entre 10h e 16h.
Tenho meus filtros de proteção solar preferidos, mas toda vez que vou à farmácia ou ao supermercado, confesso que fico um pouco confusa com as siglas! Na ânsia de escolher o melhor produto, é sempre aconselhável consultar um dermatologista antes de sair comprando o primeiro protetor que a gente encontra por aí, não é mesmo? Por isso achei interessante compartilhar com vocês o que cada termo que a gente vê nas embalagens significa. Vamos lá:
Fator de Proteção Solar (FPS)
É o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem deixar a pele vermelha. Por exemplo, quando se usa um filtro solar com FPS 15, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.
Protetor x Bloqueador
O protetor solar age absorvendo as radiações solares e as transformando em luz visível, que é inofensiva para a pele. Combate os efeitos nocivos tanto dos raios UVA, responsáveis pelo aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele, como os UVB, famosos pela vermelhidão e sensação de ardência da pele.
Já o bloqueador inibe quase que totalmente a penetração do sol na pele, impedindo sua agressão. Por conter em sua fórmula óxido de zinco e o dióxido de titânio, o bloqueador garante uma proteção mais efetiva por refletir por completo a radiação solar.
Radiação UVA e UVB
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e pode provocar diversas alterações, como bronzeamento, o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e o aparecimento de tumores benignos ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele (cerca de 90% dos tumores de pele se localizam nas áreas expostas ao sol). Já a radiação UVB é mais intensa entre 10 horas e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.
Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. Para as crianças, quanto maior o filtro de proteção, maior a diversão!
As crianças, geralmente, não curtem muito passar protetor solar, por aqui é sempre uma briga! Além do filtro solar, também procuro proteger o Max com boné e camisas de neoprene, para que ele possa curtir à vontade! Na mochilinha dele também levo sempre uma fruta, snacks saudáveis e muito líquido, para mantê-lo hidratado e aproveitar bem esses momentos de lazer!