Você sabia que metade do lixo que produzimos em nossas casas é orgânico? E que esse resíduo quando depositado em locais impróprios junto com matérias tóxicos como: pilhas e remédios produzem efluentes que contaminam solos, lençóis freáticos e a atmosfera?
Por isso, ter uma composteira caseira foi a alternativa que encontramos, aqui em casa, para reduzir a quantidade de lixo que vai para os aterros e também uma forma de mudar a nossa relação com o lixo que geramos. O Max adorou a ideia!
Agora, todos os restos de alimentos como: cascas de frutas e verduras vão para a nossa composteira caseira. E para quem ainda está em dúvida sobre ter uma: o recurso é totalmente higiênico, sem cheiro e rico em húmus que eu ainda uso para adubar minha horta orgânica.
Que tal aprender a fazer a sua?
Vamos aos materiais:
Compre três caixas de plástico ou baldes de modo que um encaixe no outro, já que serão empilhados. O recipiente de cima precisa de tampa.
Uma torneira,
Minhocas,
Matéria vegetal seca(serragem, folhas, palhas ou grama),
Matéria orgânica (restos de frutas, vegetais, legumes, cascas de ovo e borra de café
Passo a passo:
Faça vários furos no fundo das 2 caixas de cima de modo que as minhocas consigam passar.
Nas laterais de todas elas devem ter furos. Atenção ao tamanho: deve ser suficiente apenas para o ar penetrar. E não esqueça de perfurar a tampa
Na caixa base também chamada de caixa coletora é necessário instalar uma torneirinha na parte de fora, por onde o chorume será escoado. (esse líquido é o excesso de água que escorre dos alimentos e por não haver contaminação é limpo e pode cair no solo)
Na caixa do meio deposite um pouco de serragem e terra adubada, apenas para forrar.
As minhocas devem ser colocadas na caixa de cima, juntamente com o húmus de minhoca. Por cima desse húmus é que será colocado o lixo orgânico, de preferência no canto.
Cubra com bastante matéria vegetal seca evitando o mal cheiro e a incidência de larvas e insetos. Se você acrescentar duas partes de lixo seco (grama, serragem ou folhas) para uma parte de lixo orgânico sua composteira vai funcionar direitinho.
A minhoca vai se alimentar dessa matéria orgânica e transformá-la em húmus. E só depois de um mês é que o material orgânico do meio estará pronto para uso.
Mas atenção: nem tudo podemos colocar na compostagem. Eu costumo colocar cascas de frutas, legumes, verduras, grão e sementes, borra de café e cascas de ovos.
Agora é a sua vez! Aproveite o feriado, reúna os filhos e monte a sua composteira! Afinal, é responsabilidade de todos nós cuidarmos do planeta!
Bom descanso!