Fazer qualquer refeição numa mesa arrumada faz toda a diferença. Eu gosto de usar louças especiais para cada ocasião. Quando vamos receber em nossa casa até seis pessoas é tranquilo porque normalmente os jogos costumam ter essa quantidade de peças. E quando ultrapassa esse número de convidados e não temos louças iguais?
Tenho uma sugestão muito bacana: louças descombinadas! Se usarmos a criatividade vamos criar um novo estilo e arrasar na hora de servir aquele jantar especial ou um chá para as amigas no final da tarde! Mesclar diferentes louças também pode ser uma opção para quem adora receber e prefere ousar, decorando as mesas sempre de um jeito diferente.
Mesmo que a ideia seja misturar tudo, podemos estabelecer alguns critérios. Eu, por exemplo, gosto de unir louças de formatos iguais, mas com cores e texturas diferenciadas. Fica muito lindo, e não cria uma poluição visual.
Se quiser carregar nas nas cores e estampas, de preferência para o uso de sousplat, guardanapos e flores em tons mais claros que equilibram a composição. Nesse caso, gosto de usar as louças todas do mesmo modelo e com um detalhe em comum, como bordas douradas ou prateadas, por exemplo. Fica muito charmoso.
A mesa com louças descombinadas pode ser montada também com peças vintage, aquelas relíquias que compramos nas viagens, herdamos da vovó ou da mãe. Torna-se ainda mais interessante, porque vai além da decoração e passa a ter valor sentimental.
Outra forma é escolher numa única cor e apostar nos mais diferentes designs de peças.
Tudo vai depender, é claro, do gosto individual. Não dá para seguir uma regra. O jeito é fazer e ver o que fica melhor aos nossos olhos.
Eu considero essa ideia do descombinado bastante sofisticada e cheia de personalidade. Experimente!