Fez uma sala linda e agora precisa colocar a TV. Tem quem também não dispensa a presença do aparelho no quarto. Aliás, você sabia que é recomendável antes de fazer o móvel planejado, estudar as medidas corretas para pendurar e os tamanhos ideais de televisão para cada cômodo? Existem algumas regrinhas que podem nos ajudar a ter mais conforto, sem comprometer a postura ou a visão ao assistir nossos programas favoritos. É algo simples mas que devemos ficar atentos.
Vamos à sala: local onde sempre tem uma televisão que reúne a família para horas de entretenimento.
A distância do chão até a base da tela: esta precisa ser de 1,20 metro, aproximadamente. Dessa forma, ao sentarmos no sofá nossos olhos precisam ficar direcionados ao centro da tela. Para cada distância entre o sofá e a TV existe um tamanho ideal que vai permitir visualizar a imagem sem problemas.
Os aparelhos com telas de 32 polegadas a 37 polegadas devem ser colocados em salas que permitem um afastamento de 2,40 a 2,80 metros. Já as de 42 polegadas a 47 polegadas são indicadas para distâncias de 3,20 a 3,60 metros. E por fim, TVs de 52 polegadas necessitam de no mínimo 4 metros.
Agora vamos ao quarto. A primeira regrinha é manter a TV 50 centímetros acima da superfície do colchão. E como a cama mede no mínimo dois metros, sua TV do dormitório não pode ser inferior a 32 polegadas.
Eu li, inclusive, que jamais devemos assistir tv deitados na cama porque compromete nossa postura e afeta a coluna. Os especialistas nos aconselham a sentar ou apoiar as costas em almofadas.
A minha dica para quem gosta de tv no quarto é nunca deixá-la ligada durante a madrugada. Desligue-a para ter um sono tranquilo, afinal quarto é lugar de dormir e descansar.
São regrinhas simples, mas que vão fazer um grande diferença no forma como você assiste TV. Garanto!
Foto de Ksenia Chernaya no Pexels