Você já deve ter percebido que existem ambientes da casa que merecem um cuidado redobrado na hora da higienização. O banheiro é um deles! Afinal, esse cômodo está mais suscetível à proliferação de bactérias e acúmulo de umidade.
Por isso, saber como limpar o ralo é essencial para evitar mau cheiro e entupimentos. No post de hoje, selecionei algumas dicas que vão lhe ajudar a resolver esse tipo de problema.
Desinfetantes
Quando for fazer a higienização completa do seu banheiro, jogue um pouco de cloro e água quente diretamente no ralo e deixe agir por alguns minutos. Isso ajudará a eliminar bactérias e germes, além de remover o limo, desinfetar e branquear a região.
Vinagre e bicarbonato de sódio
Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, misture 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão e jogue sobre o bicarbonato. Deixe agir por 10 minutos. Para finalizar, enxágue tudo com água quente.
Você pode fazer a solução sempre que sentir um mau odor saindo do encanamento, uma vez que o bicarbonato, por ser um químico alcalino, quebra as moléculas da gordura. Enquanto que o vinagre ajuda na formação de espuma dentro do cano, graças ao seu teor ácido.
Escova ou esponja
Essas duas ferramentas te ajudarão a remover completamente qualquer sujeira que esteja encrostada na parede do cano e do tampo do ralo. A melhor opção é utilizar uma escova de cabo longo, aquelas que já são aplicadas na higienização do vaso sanitário.
Fique atento aos cantos e a parte inferior, que também precisa estar sem qualquer limo.
Ralo
O ideal é fazer a limpeza externa do ralo com um desinfetante com aroma de lavanda, eucalipto, pinho ou da fragrância que você preferir. Assim, o cômodo também fica com um cheiro mais agradável! Você pode diluir o produto em um pouco de água e usar um pano ou uma esponja para limpar pontualmente o ralo.
Janela aberta e tampa do vaso abaixada
Outra dica importante para eliminar o mau odor de esgoto é deixar a janela aberta e manter a tampa do vaso sempre abaixada, isso porque o mau cheiro também pode sair do vaso e acabar infestando o cômodo todo.