Todos sabem que o Japão é um país formado por ilhas. E por isso, os japoneses criaram o hábito de utilizar o mar como fonte de alimento de onde retiram diversos tipos de peixes, moluscos e algas marinhas.
Até que no século 19, a carne foi introduzida na dieta tradicional japonesa. A partir daí foram criados inúmeros pratos utilizando carne bovina, suína e de frango. Entre os meus preferidos está o Sukiyaki, onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.
A origem deste prato veio da prática dos camponeses em assar a batata doce diretamente no fogo, com o auxílio de um rastelo japonês de formato peculiar para facilitar o processo. Conforme o tempo foi passando, as técnicas se aperfeiçoaram e eles passaram a incluir outros legumes e mais ingredientes e molhos ao Sukiyaki.
No post de hoje, você vai saber como preparar essa delícia na sua casa.
Ingredientes:
1 e ½ kg de carne fatiada (filé ou alcatra);
½ acelga;
4 talos grossos de cebolinha branca (negui japonês);
1 maço de agrião;
1 tôfu pequeno, firme;
½ pacote de aguebôru;
1 bandeja de cogumelos (shiitake ou shimeji);
1 pacote de udon (massa fresca pré-cozida);
2 colheres de sopa de manteiga.
Para o caldo:
1 litro de água;
2 xícaras de café (pequena) de molho de soja shoyu;
1 envelope de hondashi (tempero em pó, à base de peixe);
2 colheres de sopa de mirin (saquê culinário);
2colheres de sopa de açúcar.
Modo preparo:
Ferva a água, apague o fogo e depois acrescente todos os ingredientes do caldo. Reserve.
Enquanto isso, aqueça uma panela e coloque a manteiga para derreter. Em seguida, frite algumas fatias da carne (6 a 8 fatias).
Depois, coloque um pouco de cada um dos ingredientes, como se fossem ‘montinhos’, sem misturá-los. Despeje o caldo e espere ferver.
A ideia é que todos se sirvam pegando os alimentos diretamente da panela. À medida que forem consumindo, não é necessário trocar o caldo. Vá repondo os ingredientes, afogando-os no caldo, até o fim.
Dica: a maneira mais tradicional de consumi-lo é com ovo cru batido. Coloca-se o ovo em uma tigela e vai mergulhando cada ingrediente no ovo antes de comer.